"Não se revolte por causa dos maus, nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que está se apagando." Provérbios 24:19,20

 As jóias adornam com beleza as pessoas que as estão usando e assim demonstram ser um investimento agradável e desejável de se possuir.

 

Como em épocas antigas, a jóia é associada com a riqueza, e assim dá ao portador uma postura confiável. A jóia como investimento também oferece diversas vantagens.


Por exemplo, a jóia antiga pode ser comprada e vendida rapidamente por um retorno rápido, pois como já mencionado, a demanda por jóias é crescente.

 

Os preços das jóias são igualmente sujeitos às tendências dos momentos. Na última exposição de ouro em Vicenza ficou comprovado que o ouro amarelo teve a maior procura nos Estados Unidos e Europa, assim seria um bom investimento. Entretanto, devido à natureza fashion da indústria joalheira, também o ouro branco já é uma tendência estabelecida.

O segredo do investimento em jóias é saber o que você deseja e onde as pretende encontrar. Isto tem se tornado muito mais fácil pela Internet, uma vez que os negociantes podem ser contatados muito rapidamente e negócios são concluídos em qualquer destino do globo. A escolha do vendedor precisa ser cautelosa, evidentemente.

 

Além disso, a Internet aumentou as possibilidades para os atacadistas de jóias que podem anunciar seus bens mais facilmente, o que significa dizer que os investidores podem conseguir mais jóias pelo seu dinheiro.

Um negociante de jóias poderá fornecer a informação que você procura sobre a qualidade e estilo, mas um conselheiro de ouro ou um profissional de ourivesaria pode ser necessário para assegurar-lhe que você está comprando o tipo certo de jóia para o investimento que você está buscando efetuar.

Ao comprar uma jóia de ouro, o fator mais importante é o quilate. O quilate detalha a quantidade de ouro presente na jóia. O ouro é maleável de modo que são necessários outros metais como a prata e o cobre para serem adicionados à peça para torná-la menos maleável e para que a jóia de ouro não deforme com facilidade. Isto também afeta a cor da jóia. A jóia de ouro mais pura disponível é a de 24 quilates e tem uma cor amarelo-alaranjada.

A jóia em outras cores pode ter um quilate mais baixo porquanto quantidades maiores de outros metais são exigidas para criar os efeitos de coloração ditados pelo ourives ou pelo designer.

 

Entretanto, isto não significa que aquela jóia de ouro branco seja um investimento menos valioso do que a jóia de ouro amarelo, assim como o projeto, o design e o gosto pessoal igualmente caracterizam o valor.

 

Certifique-se de escolher a jóia que reflete mais o seu gosto e lhe traz a alegria de possuí-la, assim como o pensamento de investimento a longo prazo para poder desfrutar totalmente do seu valor. O ouro presente na peça irá determinar se valerá a pena, ou não, adquirir a jóia como investimento, ou como adorno ou peça de coleção.